O poder dos chás.

11 tipos de chás e seus principais benefícios.

  •   Chá Branco: “Antienvelhecimento”

Um dos tipos de chás mais consumidos no mundo, o chá branco pode ser considerado uma deliciosa “fonte da juventude”. Por ser rica em nutrientes antioxidantes, a bebida é capaz de limpar o organismo de toxinas e rejuvenescer naturalmente o corpo. Com essa ajuda, a pele fica mais lisa, as unhas mais fortes e os fios de cabelos mais volumosos e brilhantes.

  • Chá Verde: “Metabolismo”

Não é à toa que esse tipo de chá é número um em dietas para o emagrecimento natural e saudável. O chá verde, por conter ingredientes “termogênicos, ajuda a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo responda melhor e distribua corretamente os alimentos ingeridos, eliminando, assim, as gorduras localizadas e evitando também o temido “efeito sanfona”.

  • Chá Mate: “Diabetes”

O famoso mate, tão bebido nas praias do Brasil, em particular no sul, como o chimarrão, é uma alternativa interessante para a alimentação de pessoas diabéticas. Isso se deve ao fato de seus ingredientes terem elementos que ajudam no controle glicêmico, ou seja, equilibram os níveis de açúcar no sangue.

  •  Chá de Erva-cidreira: “Estresse”

Todos os chás são, naturalmente, ótimos calmantes, mas, o feito à base erva-cidreira é um dos mais potentes para relaxar a mente e o corpo. Esse tipo de chá é considerado “fitoterápico”, aprovado pela Anvisa, ou seja, funciona como um autêntico remédio para combater o estresse.

  •  Chá de Hortelã: “Inchaço”

Um dos mais refrescantes tipos de chás, muito consumido em épocas de verão e climas mais quentes, o chá de hortelã possui propriedades termogênicas incríveis, assim como o chá verde, que aceleram o metabolismo, eliminam as toxinas e gorduras localizadas, diminuindo inchaços no corpo.

  •  Chá de Hibisco: “Diurético”


O delicioso chá de hibisco é uma ótima fonte para eliminar a retenção de líquidos no corpo. Sua capacidade diurética faz com que provoque maior vontade de urinar, auxiliando, assim, a limpeza do organismo e, por consequência, na ajuda do corpo em processos como o emagrecimento mais rápido, saudável e natural.

  •  Chá de Gengibre: “Digestivo”

Para quem sofre com gastrite e problemas intestinais, o chá de gengibre é um ótimo companheiro. Seus nutrientes auxiliam na secreção da bile, feita pela vesícula biliar, facilitando a digestão de gorduras e evitando sobrecargas no fígado.

  • Chá de Camomila: “Insônia”

Assim como a erva-cidreira, o chá de camomila é uma ótima alternativa para acalmar e amansar pessoas mais enérgicas. Os elementos dessa planta são relaxantes e, até mesmo, ligeiramente sedativas, que ajudam a tratar problemas de insônia e ansiedade excessiva.

  •  Chá de Sabugueiro: “Gripes e Resfriados”

Rica fonte de agentes antioxidantes, esse tipo de chá é um “boom” de energia para defender o organismo das ações dos radicais livres. Principalmente em épocas de mudança de clima, temperaturas mais baixas, como no inverno, onde as gripes e os resfriados pegam para valer, a bebida pode funcionar como um ótimo antialérgico, facilitando também, o sistema respiratória

  • Chá de dente-de-leão

Esta planta, rica em vitaminas e minerais, realiza uma ação desintoxicante, razão pela qual é usada para limpar o organismo, principalmente o fígado. Devido ao seu efeito detox para este órgão, o chá desta planta é recomendado quando são cometidos exageros na alimentação, o que inclui o consumo de muitos alimentos ricos em gordura, fritos e derivados de leite. O dente-de-leão combate ainda os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, que são associados ao surgimento de doenças como o cancro. Este chá detém um sabor amargo bem característico, pelo que causa relutância no momento do seu consumo. Pode adicionar outros ingredientes como limão, canela, gengibre e hortelã, para melhorar o seu sabor.

  • Chá de canela

A canela é considerada um alimento termogênico que acelera o metabolismo, sendo utilizada por quem deseja perder peso. Para além da sua ação antibacteriana e anti-inflamatória, este alimento tem um efeito na saúde da mulher, uma vez que possui propriedades que auxiliam na regulação do ciclo menstrual, facilitando a descida da menstruação e aliviando as cólicas, assim como os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), que incluem dores de cabeça, enjoos e mal-estar. Para fazer este chá, coloque para ferver 150 ml de água. Após ferver, desligue o lume, acrescente 1 pau de canela e deixe durante 10 minutos.

 

*AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.*